Quando assumiu a direção-geral de Recursos Humanos do Grupo Ageas Portugal, em Agosto de 2018, Catarina Tendeiro sabia que tinha em mãos desafios de peso com quatro marcas reconhecidas no setor segurador: Ocidental, Médis, Ageas Seguros e Seguro Directo.
Ainda longe de imaginar a reviravolta que o mundo do trabalho sofreria e o papel principal que esta área assumiria, em menos de dois anos. A experiência acumulada de mais de duas décadas na área da Gestão de Pessoas fê-la atuar com agilidade e as doses certas de eficiência, muito antes do primeiro caso de COVID-19 em Portugal, Catarina já tinha criado, juntamente com a sua equipa, um grupo de trabalho com representantes das diferentes direções do Grupo. Juntos afinaram o Plano de Contingência com a promoção de trabalho remoto para todos os colaboradores e traçaram formas de acompanhamento permanente das equipas, em simultâneo implementavam diversas medidas de saúde e bem-estar.
Pelo meio, com o programa interno “Ageas Saudável”, a empresa disponibilizava aos colaboradores apoio psicossocial, intervenção no âmbito da psicologia, treinos funcionais, yoga, dança, alongamentos, pilates, mindfulness e workshops sobre nutrição e bem-estar. E através da Fundação Ageas envolveu os colaboradores em iniciativas solidárias no apoio aos mais seniores e a grupos de risco.
E se exigentes desafios se mantêm, e sucedem, Catarina recorda que o mais importante é o bem-estar, saúde e segurança dos colaboradores, parceiros, prestadores e clientes.
Colocámos a pergunta: Como está a motivar e a assegurar a saúde psicológica dos colaboradores? a sete diretores de Gestão de Pessoas, ainda em pleno estado de emergência e antes do anúncio das medidas de desconfinamento. Catarina Tendeiro aceitou o desafio:
«A principal preocupação do Grupo Ageas Portugal foi, e continua a ser, o bem-estar e a segurança dos colaboradores, parceiros, prestadores e clientes. Para isto, criámos uma equipa de trabalho com representantes das diferentes direções onde disponibilizámos, para além de um Plano de Contingência, que incluiu a promoção de trabalho remoto para todos os colaboradores, algumas iniciativas: acompanhamento permanente das equipas, através da criação de guias orientadoras para facilitar o processo de trabalhar remotamente e gerir as equipas à distância; criação de uma caixa de email para os colaboradores deixarem as suas questões; e disponibilização de FAQs.
Implementação de medidas de saúde e bem-estar integradas no programa interno “Ageas Saudável” disponibilizando aos colaboradores apoio psicossocial, intervenção no âmbito da psicologia, treinos funcionais, yoga, dança, alongamentos, pilates, mindfulness e workshops sobre nutrição e bem-estar.
Através da Fundação Ageas estamos também a envolver os nossos colaboradores em iniciativas solidárias no apoio aos mais seniores e a grupos de risco».
Fonte: www.lidermagazine.sapo.pt
Catarina Tendeiro: «A prioridade do Grupo Ageas é o bem-estar dos colaboradores»