Queres encaixar escapadinhas no teu ano de 2023? E gastar menos dias de férias com mais descanso? Então aponta estas datas.
Já estamos em contagem decrescente para o Natal, sabes o que é que isso significa? Está na hora de começar a deitar o olho aos feriados de 2023. As férias não se planeiam sozinhas e nós queremos que estejas prevenido e preparado com as datas importantes.
Sejam os dias de feriados, ou as pontes que deixam avizinhar escapadelas românticas ou de descanso puro, reunimos todas as datas importantes do calendário de 2023. Vai buscar a tua agenda e começa a assinalar as semanas e dias de férias.
Tipos de feriados em Portugal
O nosso país tem dois tipos de feriados: os feriados obrigatórios, e os facultativos/regionais. O que é que isto quer dizer? Bem, algumas datas são inabaláveis e é nacionalmente reconhecido a folga nesse dia (para a a maioria dos trabalhadores, já que vários serviços mantêm a atividade a decorrer). Por outro lado, os feriados facultativos e regionais estão condicionados às zonas do país e ao que as autarquias locais decidam fazer. Toma nota dos dias que são definitivamente feriados e os que podem vir a ser:
Feriados obrigatórios 2023 em Portugal
- 1 de janeiro – Ano Novo
- 7 de abril – Sexta feira Santa
- 9 de abril – Domingo de Páscoa
- 25 de abril – Dia da Liberdade
- 1 de maio – Dia do Trabalhador
- 10 de junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
- 8 de junho – Corpo de Deus
- 15 de agosto – Dia de Assunção da Nossa Senhora
- 5 de outubro – Implantação da República
- 1 de novembro – Dia de Todos os Santos
- 1 de dezembro – Dia da Restauração da Independência
- 8 de dezembro – Dia da Imaculada Conceição
- 25 de dezembro – Dia de Natal
Feriados facultativos/municipais 2023 em Portugal
Além dos feriados facultativos, como é o caso do Carnaval, existem também os feriados municipais, ou seja, variam consoante o Município. Por exemplo, em Sintra, é feriado a 29 de junho quando se celebra o dia de São Pedro, mas os habitantes de Lisboa não têm direito a este dia, trabalhando normalmente.
Em contrapartida, o feriado de 13 de junho, dia de Santo António, é celebrado em Lisboa, conhecido como os Santos Populares, altura em que os manjericos com quadras em verso, música e ainda o desfile das Marchas Populares saem à rua.
Por isso mesmo, há duas datas que deves anotar na tua agenda. Podes optar por assinalá-las de uma cor diferente para que as possas distinguir dos feriados nacionais:
- 21 de fevereiro – Carnaval
- Feriados Municipais – É possível consultar uma lista dos feriados municipais em Portugal para que possas anotar na agenda o dia de descanso no teu município.
Quantos feriados de 2023 são em dias úteis?
Em 2023, dos 13 feriados obrigatórios que temos em Portugal há10 feriados em dias úteis. Ora repara:
- 7 de abril – Sexta-feira
- 25 de abril – Terça-feira
- 1 de maio – Segunda-feira
- 8 de junho – Quinta-feira
- 15 de agosto – Terça-feira
- 5 de outubro – Quinta-feira
- 1 de novembro – Quarta-feira
- 1 de dezembro – Sexta-feira
- 8 de dezembro- Sexta-feira
- 25 de dezembro – Segunda-feira
Quer isto dizer que poderás fazer várias férias onde o teutempo legal de dias gozados encurta, e que também poderás organizar algumas escapadinhas de três dias para descansar, namorar ou até preparar o Natal.
Então quais são melhores datas para escapadinhas?
No próximo ano de 2023 as nossas sugestões para as escapadinhas de três/quatro dias são aquelas em que poderás usufruir de uma fim de semana prolongado:
- 18 a 21 de fevereiro (sábado a terça-feira)
- 7 a 9 de abril (sexta-feira a domingo)
- 29 de abril a 1 de maio (sábado a segunda-feira)
- 8 a 11 de junho (quinta-feira a domingo)
- 12 a 15 de agosto (sábado a terça-feira)
- 5 a 8 de outubro (quinta-feira a domingo)
- 1 a 3 de dezembro (sexta-feira a domingo)
- 8 a 10 de dezembro (sexta-feira a domingo)
Os feriados podem ajudar a ganhar dias de férias?
Antes de mais tens de saber como te organizar mas, ultrapassada essa pequena questão, é só uma questão de te fazeres acompanhar do calendário de 2023 com feriados e começares a contar dias úteis. Por aqui também fizemos as nossas contas de como rentabilizar os dias e temos sugestões para ti.
Portanto, vamos assumir que tens os habituais 22 dias úteis de férias, e que a tua empresa não impõe quaisquer limites de uso de pontes e feriados. Certo? Então segue algumas das nossas sugestões de datas para pedires de férias.
- 24 de abril a 7 de maio – duas semanas de férias onde ganhas com 2 feriados. Contagem final: apenas 8 dias úteis
- Sugestão: datas ideais para veres os campos de tulipas na Holanda, conheceres os desertos e dunas da Tunísia ou deixares-te encantar por Marrocos
- 5 a 18 de junho – duas semanas de férias onde ganhas com 2 feriados (se trabalhares em Lisboa, apanhas o feriado de Santo António, ou mais conhecido tradicionalmente como os Santos Populares). Contagem final: apenas 8 dias úteis
- Sugestão: passear pela Grécia, antes da enchente de turistas dos meses de verão, aproveitar os dias mais longos da Islândia ou testemunhar outros modos de vida das populações nómadas da Mongólia.
- 27 novembro a 10 de dezembro – duas semanas de férias onde ganhas com 2 feriados. Contagem final: apenas 8 dias úteis
- Sugestão: tentar um último bronzeado do ano nas Maldivas, aventurar-se por Zanzibar ou ir aproveitar o verão da Austrália
Se conseguires aproveitar desde logo algumas destas sugestões de datas, consegues aumentar o teu número de férias para 24 dias ao contar com 2 feriados em dias úteis. A estes, podes juntar então as datas soltas referidas anteriormente.
Conseguimos ajudar-te? Esperamos que estas datas sejam úteis para planeares com antecedência o ano de 2023 e para que possas rentabilizar as férias ao máximo!
.
Texto originalmente publicado em www.idealista.pt