Este é um dos “segredos” das finanças pessoais saudáveis. Um dos passos fundamentais para alguém conseguir pôr as contas em ordem é fazer uma poupança automática todos os meses assim que recebe o salário. Mas sei que estamos a viver tempos difíceis e que é um desafio. Por isso quero dar-lhe uma sugestão em jeito de brincadeira “séria”.
Como já deve saber, nos próximos meses, vai acabar a comissão bancária mais tonta de todas: a comissão de processamento de prestação. Ou seja, paga todos os meses uma comissão para que o banco lhe cobre a prestação do crédito à habitação. O Parlamento acabou com essa comissão. Desde 1 de janeiro de 2021 que esta comissão estava proibida para novos contratos , mas todos os antigos continuavam. Isso vai acabar. O presidente da República já promulgou a lei e só falta ser publicada em Diário da República.
A minha sugestão é que faça imediatamente uma transferência mensal automática desses 3,5 € (há valores diferentes de banco para banco) para uma conta à parte e esqueça o assunto. Ao fim do ano vai ter lá 42 euros. É pouco? É uma fatura de eletricidade “grátis” que passa a oferecer a si próprio. E não vai mudar rigorosamente nada na sua vida. Teria de a pagar quisesse ou não… Assim, paga-a a si próprio.
Pequenas economias acumuladas podem fazer uma diferença significativa ao longo do tempo.
A minha sugestão é que faça isto não pelo valor, mas pelo método. Depois da transferência estar efetiva, é só ir aumentando 1 euro por mês e vai ver que as suas finanças começam a mudar. O que custa é começar. Boas Poupanças.
Texto originalmente publicado em www.contaspoupancas.pt