Esteja descansado, não lhe vou falar outra vez de tarifários indexados e fixos, nem dos aumentos da ERSE em Julho. A questão que lhe trago hoje é muito mais básica do que isso. Vou mesmo ao princípio do problema, ou seja, os seus consumos.
Uma das queixas mais recorrentes é a fatura da luz ser muito alta, seja qual for a empresa. Quando vos comecei a falar (há cerca de 6 meses) da enorme poupança dos tarifários indexados, uma das coisas que mais estranhei foi a quantidade gigante de comentários de pessoas que diziam que estavam a ter poupanças brutais porque estavam habituadas a pagar 100 ou 120 euros de eletricidade por mês e que agora só pagavam 10 ou 15…
Sim, a poupança é de facto brutal, mas – deixem-me que vos diga – o que não é normal é terem faturas mensais de 100 euros de eletricidade. Você gasta mesmo cerca de 100 euros de luz todos os meses? Esse valor não é normal.
Se para si é normal pagar faturas de 100 euros por mês de luz, há qualquer coisa que não está bem nos consumos em sua casa. A menos que tenha uma muito boa justificação.
Seria normal se tivesse uma padaria em casa e fizesse pão para o prédio todo todos os dias usando o forno horas a fio; se não tem gás e tem um termoacumulador sempre ligado em casa, ou 3 arcas frigoríficas, uma piscina aquecida ou um aparelho médico ligado 24 horas por dia ou se está em teletrabalho e tem vários equipamentos sempre ligados.
Fora isso, lamento dizer-lhe, provavelmente há um descontrolo total (ou muito grande) na forma como consomem energia em sua casa. Pode ter uma potência contratada muito acima do que precisa, ou ter a rede elétrica mal organizada tecnicamente, ou deixa sempre os aparelhos ligados dias inteiros, não liga nenhuma à dica básica de desligar os standby das televisões e boxes quando não está a ver TV.
Você e os seus filhos podem estar a deixar as luzes ligadas horas a fio sem necessidade ou ter eletrodomésticos muito antigos e nada eficientes. Pode também estar a pagar produtos e serviços adicionais sem se aperceber ou sem ter real necessidade (tipo seguros de avarias).
Se não tem nada disto, e paga esses 100 euros, então é porque talvez esteja realmente numa empresa cara demais sem necessidade nenhuma.
Mas, pela minha experiência, milhares de portugueses pagam uma enormidade de fatura de eletricidade por culpa deles próprios e não pelo preço específico da energia. Como é normal, se consome tem de pagar.
Talvez a maior poupança na eletricidade esteja em si. Reveja os seus hábitos de consumo de eletricidade e da sua família. Quase de certeza que há qualquer coisa que não está bem e que podem melhorar.
Boas Poupanças.
Texto originalmente publicado em www.contaspoupanca.pt