Embora ainda esteja um pouco de calor, as temperaturas frias estão mesmo aí à porta, o que significa que vamos passar mais tempo em casa e, de certa forma, podemos ficar mais isolados. O sol também entra em modo de hibernação a partir das 18h, o que nos encoraja a vestir o pijama mais cedo e assistir Netflix. No entanto, para alguns, existe uma questão maior à volta deste tema: a depressão sazonal.
Se anda a sentir-se excecionalmente letárgico, se se isola dos amigos ou tem dificuldade em se concentrar no dia a dia, pode estar a lidar com esta condição.
As pessoas que têm depressão sazonal podem “sentir-se deprimidas e têm estados de humor deprimidos semelhantes a alguém que apresenta um diagnóstico de depressão”, diz Mayra Mendez, psicoterapeuta licenciada no Centro de Desenvolvimento Infantil e Familiar de Providence Saint John em Santa Monica , CA.
Saiba como saber se sua tristeza é equivalente à depressão sazonal – e o que pode fazer para lidar com isso.
O que é a depressão sazonal?
Geralmente começa no final do outono ou no início do inverno e, eventualmente, desaparece na primavera e no verão.
“Estudos indicam que o mau humor sazonal pode ser justificado por algumas pessoas devido à diminuição das horas de luz do dia”, diz Mendez. A razão exata pela qual isso acontece não é clara, mas existem algumas pistas biológicas nas pessoas que sofrem esta condição.
Durante os meses de inverno, as pessoas com depressão sazonal podem ter níveis mais baixos de serotonina nas suas células nervosas, uma hormona do bem-estar que desempenha um grande papel no humor, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental Americano (NIMH).
A luz brilhante estimula o cérebro e, como há menos horas de luz do dia nos meses mais frios, muitas pessoas não recebem a luz suficiente para sentir o efeito estimulante positivo, diz Hanne Hoffmann, professor assistente da Michigan State University. Algumas pessoas também podem produzir em excesso a hormona melatonina no inverno, o que as deixa mais sonolentas e letárgicas. Finalmente, a falta de vitamina D também pode ser a culpada, o que investigação associou a sintomas de depressão.
Em geral, os adultos jovens são mais propensos a desenvolver depressão sazonal e as mulheres são diagnosticadas quatro vezes mais do que os homens, diz Mendez. Um histórico familiar ou um histórico pessoal de condições de saúde mental, como transtorno bipolar ou depressão, também pode aumentar o risco.
Quais são os sintomas?
Para ser diagnosticado com depressão sazonal, precisa de ter em conta os critérios de depressã sazonal por pelo menos dois anos, diz o NIMH. Portanto, um humor menos bom e passageiro em dias sombrios não justifica este problema.
.
Mas durante o inverno, o NIMH enfatiza os seguintes sintomas:
Sente-se constantemente cansado
Pessoas com este problema podem se sentir cansadas “na maior parte do dia”, diz Mendez, mesmo depois de dormir uma noite inteira.
Come demais e anseia por hidratos de carbono
Algumas pessoas com depressão sazonal podem ser mais propensas a comer como forma de se sentirem melhores, diz Mendez. Os alimentos pelos quais gravita também podem mudar. Pesquisas descobriram uma ligação entre comer muitos hidratos de carbono não refinados (massa, pizza, batatas fritas) e depressão. A razão pela qual não está totalmente clara, mas uma teoria é que comer hidratos de carbono aumenta os níveis de serotonina no corpo, e é por isso que se sente temporariamente um pouco melhor depois de comer este tipo de comida.
Sente o desejo de hibernar
Pessoas com este problema têm uma “tendência ao isolamento e a evitar contatos sociais”, diz Mendez. Claro, muitas pessoas preferem ficar dentro de casa no inverno, já que geralmente é mais aconchegante do que ficar no frio. Mas as pessoas com depressão sazonal podem evitar socializar e fazer o possível para não ficar perto de outras pessoas.
Aumenta de peso
Sentir-se demasiado cansado para manter uma rotina regular, comer muitos alimentos reconfortantes e ficar em casa com frequência pode levar ao aumento de peso.
O que deve fazer se suspeitar que tem depressão sazonal?
Se notar que seu humor piora no inverno, existem alguns tratamentos e algumas coisas que pode tentar fazer para levantar o ânimo e incentivar uma rotina regular, nomeadamente:
Converse com um terapeuta ou um profissional de saúde mental.
Se estiver com sintomas durante duas semanas ou mais semanas, Mendez diz que é hora de consultar um profissional de saúde mental. Pode ser recomendado psicoterapia (para que possa conversar sobre as suas emoções e estabelecer mecanismos de enfrentamento saudáveis) ou medicamentos como inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRSs) para ajudar a aumentar os seus níveis hormonais. Conversar com seu médico pode ajudá-lo a obter um diagnóstico adequado e descobrir o plano de tratamento certo para si.
Verifique os seus níveis de vitamina D.
É chamada de vitamina do sol por algum motivo! O seu médico pode verificar os seus níveis de vitamina D com um exame ao sangue e pode recomendar suplementos para ajudar, especialmente, porque é difícil aumentar os seus números apenas com alimentos. Em geral, a suplementação com vitamina D é considerada uma terapia complementar para a depressão sazonal, diz o NIMH, o que significa que deve ser usado juntamente com outros tratamentos.
Mantenha uma rotina de exercícios.
Pode ser difícil fazer exercício quando o tempo está mau, mas estudos mostraram que suar regularmente pode ajudar a regular o humor. Não será necessariamente o único tratamento que as pessoas precisarão para esta condição, diz Mendez, mas pode ajudar.
.
Texto originalmente publicado em www.menshealth.pt