De acordo com a nutricionista Pâmela Sarkis , ingerir uma alimentação saudável não tem de ser uma tarefa morosa ou de todo complexa.
‘Não como saudável por falta de tempo’; ‘tenho preguiça de preparar um prato colorido’ ou ‘é caro fazer refeições com vegetais e legumes’ – são simplesmente ‘desculpas’ para Pâmela, cujo objetivo é desmitificar o poder dos alimentos e promover a educação nutricional da população.
Para a nutricionista e chef, o mais importante para os atletas em geral é manter uma alimentação o mais saudável possível, com “alimentos de verdade e rica em proteínas magras, além de integrar frutas, verduras e legumes”.
Em entrevista ao Metrópoles, Pâmela recomenda incluir na rotina determinados alimentos altamente antioxidantes.
Estes superalimentos contêm substâncias capazes de proteger as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo, contrariando assim o envelhecimento precoce e prevenindo a morte prematura.
Eis o que deve comer sem falta diariamente:
1 — Ovo: “considerado um alimento completo”.
2 — Azeite: “possui gorduras boas de qualidade e é fonte de vitamina E”.
3 — Cenoura: “tem fibras e dispõe de vitamina A”.
4 — Grãos integrais: “ricos em fibras e vitaminas do complexo B”.
5 — Folhas verdes escuras: “fontes de fibras e ferro”.
Todavia, e conforme alerta a nutricionista, existem alimentos que ao invés contribuem para a perda de saúde. Questionada sobre os possíveis ingredientes que devem ser banidos do prato, Pâmela é categórica: “o açúcar branco”.
“Além de aumentar muito a glicose, não tem nutrientes e é considerado uma caloria vazia”, conclui.
Texto originalmente publicado em www.noticiasaominuto.com