Leia com atenção.
© Shutterstock
Quem trabalha sentado na secretária já se apanhou, com toda a certeza, e em vários momentos, com as costas curvadas. É também provável que já tenha questionado se isto lhe afeta a postura. Infelizmente, a resposta é sim, mas Lyndsay Hirst, fisioterapeuta, partilhou algumas dicas que podem ajudar, na revista Cosmopolitan.
De acordo com a especialista, a “falta de movimento” é uma causa de problemas de postura, muito comum. Algo que está diretamente relacionado com o estilo de vida sedentário muito normal hoje em dia.
“Isso cria uma tendência de flexionar a coluna sem muito movimento, o que pode enfraquecer a cadeia de músculos das costas que pode começar a causar dor. Também pode criar uma curvatura da coluna ou arredondamento dos ombros”, acrescenta.
É possível corrigir a postura, mas a solução não é sentar-se ereto, em todos os momentos, diz a especialista. É que “se continuarmos numa posição flexionada, enfraquecemos os músculos das costas, aumentamos a pressão sobre nossos discos intervertebrais”. Tudo isto torna as pessoas mais vulneráveis a uma série de problemas e dores.
Tendo tudo isto em conta, a especialista recomenda que adicione o máximo de movimento possível ao seu dia. “Faça pausas regulares para se movimentar [e] alterne entre uma mesa em pé e uma cadeira para criar movimentos variados”, aconselha. Também é boa ideia fazer, regularmente, pequenas caminhadas pelo escritório ou usar as escadas, em vez do elevador.
Também é importante garantir que o seu equipamento de trabalho está alinhado corretamente. Isto é, mantenha o ecrã do computador ao nível dos olhos, assim não tem de inclinar a cabeça. Coloque também o teclado e o rato alinhados com os cotovelos.
“Pode tentar colocar uma toalha enrolada na parte inferior das costas [para reduzir a curva da coluna ao sentar]”, acrescenta a fisioterapeuta. “Isso permitirá que o resto da coluna se estenda também”.
Para terminar, recomenda ainda que se pratique modalidades como pilates e ioga, já que ajudam a alongar, aliviar dores e melhorar, no geral, a postura.
Texto originalmente publicado em www.noticiasaominuto.com