Vai ter de ir à plataforma online e-Fatura para verificar se está tudo correto e, no caso de não estar, reclamar. Saiba o que deve fazer.
Até ao final do mês, há passos que tem de colocar em prática no e-Fatura para que, na altura de fechar a sua declaração de IRS, esteja tudo correto. Agora que validou as faturas das despesas gerais familiares realizadas em 2022, deve confirmar se todos os valores estão corretos e, no caso de não estarem, reclamar junto da Autoridade Tributária.
Como pode fazer isso? Seguindo dois passos: primeiro, deve consultar as despesas no Portal das Finanças, entre 16 e 31 de março. “Verifique, por cada titular de despesas (incluindo os dependentes), e por setor de despesas dedutíveis, as despesas que serão consideradas para dedução à coleta do IRS, dentro dos limites e regras legais”, esclarecem as Finanças.
Se testemunhar algum tipo de irregularidade, deve reclamar. “Reclame, caso detete alguma omissão ou inexatidão nas despesas ou no seu cálculo, relativamente aos gastos gerais familiares e às despesas com direito à dedução do IVA pela exigência de fatura apurados pela AT”, informa a Autoridade Tributária, assim como refere o “Notícias ao Minuto”.
Para consultar ou para reclamar “deve fazê-lo, individualmente, por cada titular de despesas, incluindo os dependentes, no portal das finanças mediante autenticação com o número de identificação fiscal (NIF) e a respetiva senha de acesso”. Só não deixe passar o prazo.
Texto originalmente publicado em www.magg.sapo.pt